09 abril 2012

A arte de uma história moldada em argila e pintada a mão.

Voltei de férias e um dos muito passeios que fiz foi conhecer a fabricação da Porcelana Monte Sião.

Vejam que interessante:

A Porcelana Monte Sião foi fundada em 1959. No início, a produção era pequena e fabricava-se somente pequenos bibelôs. Sob encomenda, foi solicitado que fosse feito uma cópia de uma jarrinha azul e branca recém trazida de Portugal. Essa peça foi reproduzida e fez tanto sucesso que passou a ser um modelo de produção. Outros modelos parecidos foram desenvolvidos e produzidos e o sucesso continuava.

Para diversificar a linha de produtos, foram sendo desenvolvidas peças domésticas, como xícaras, pires, travessas, canecas, copos, etc, e o sucesso continuava.

O processo era 100% artesanal. Moía-se a matéria prima, fazia-se os moldes, estampava-se as peças, aplicava-se a pintura artesanal e por fim as mesmas eram colocadas no forno a lenha por várias horas até ficarem prontas para o comércio.

Todo maquinário necessário para a produção das porcelanas era engenhado na própria fábrica, desde o 'Tamburão', enorme tambor que girava num eixo central moendo a matéria prima, o torno que era utilizado para confecção dos moldes, as peças giratórias para aplicação da pintura artesanal, as prateleiras onde as peças ficavam acondicionadas para secagem, até mesmo o forno.

As vendas no início se restringiam a pequenos eventos e feiras nas cidades vizinhas, e alguns anos após foi então inaugurada a loja, no mesmo local da fábrica. Fazia-se plantões na cidade vizinha de Águas de Lindóia, com a finalidade de atrair turistas para visitação da fábrica.
Quando a fábrica foi instalada, a cidade de Monte Sião era basicamente rural, não havia visita de turistas nem comércio significativo. Com o aumento de turistas visitando a fábrica, as costureiras locais começaram a fazer ponto no local para vender suas malhas tecidas em suas casas.

Apesar tantos anos de existência, a Porcelana Monte Sião não se rendeu até hoje à tecnologia e produz porcelana da mais alta qualidade em forno a lenha. O segredo da legítima porcelana está na mistura dos gases da lenha queimada com a porcelana encandecida, que lhe confere extrema rigidez e qualidade.

Atualmente a Porcelana Monte Sião é auto-suficiente em madeira para queima dos seus fornos, mantendo uma área especialmente reflorestada. O diferencial das nossas porcelanas é justamente a valorização do artesanal, do exclusivo, onde cada peça é tratada como única, o que nos garante uma clientela de bom gosto que sabe valorizar a arte de fazer porcelana.

As pétalas são pintadas artesanalmente, pacientemente uma a uma não tendo assim uma igual a outra. Bacana, né? Você leva peças exclusivas.

Vejam as fotos e é muito bom voltar a rotina de minha casinha, de minha vida. Beijinhos.


4 comentários:

  1. Boa tarde querida Alessandra!
    Senti sua falta , eu formatei o blog e perdia a primeira lista de cantinhos que eu segui , que incluia vc.
    Por isso não mais te visitei porque não acompanhava mais as atualizações do seu espaço.
    Agora incluí seu link novamente na minha barra lateral.

    Como estais minha linda ?
    Obrigado pelo carinho de sempre!

    Uma feliz semana para ti!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post!
    Amo utensílios de porcelana e ver como se faz é bom demais!

    Que delícia viajar e trazer na bagagem conhecimento e doces recordações!

    AmoO!

    ResponderExcluir
  3. QUE LINDO!!!
    VOCÊ É UM SUCESSO!!!!
    BIZUZINHOS...

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!!! Que trabalho mais lindo!!!!!
    Obrigada pelo Carinho Flor!!!!
    Volta lá e participa da brincadeira
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir

Ser fina é deixar sua opinião para Serafina.
Obrigada por sua atenção.