15 agosto 2012

Impressionismo Paris e a modernidade

Olá, amigas. Hoje vou passar uma dica de passeio que fiz ontem, com os meus pais.
Está acontecendo aqui em São Paulo, uma exposição de algumas obras-primas do Musée d' Orsay. Pra mim que não conheço Paris, nem preciso dizer o quanto me encantei de ver algumas das poucas obras desse museu incrível!



A exposição traz uma seleção de 85 obras-primas do acervo do Museu d' Orsay.
A mostra que reflete a história da pintura ocidental no período que compreende a segunda metade do século XIX e início do XX, é dividida em módulos temáticos que apresentam as obras de...Camille Pissaro, Claude Monet, Edgard Degas, Edouard Manet, Henri Toulosse-Lautrec, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Vincent Van Gogh, entre outros mestres.

Edouard Manet

A exposição reúne seis módulos, sendo três deles dedicados à vida da cidade: "Paris: a cidade moderna", "A vida urbana e seus autores" e "Paris é uma festa" apresentam a vida urbana marcada pela construção de grandes boulevards, mercados, jardins públicos, cafés, óperas e bailes. Aqui estão as cenas e vistas do rio Sena e da catedral de Notre-Dame de Paris, retratadas por Pisarro e Gauguin, as cenas da vida burguesa retratadas por Renoir; o cotidiano mundano das prostitutas, em quadros como Femme au boa noir, de Toulouse-Lautrec; e as bailarinas de Degas e as plateias dos cabarés e teatros representadas em La troisième galerie au théâtre du Chatelet, de Félix Vallotton.

" A Espera" de Jean Béraud

“O Banho”, de Alfred Stevens (1867)

" Vestido rosa" de Frederic Basille

"Estação de Saint Lazare" (1877) de Claude Monet

Os outros três módulos – "Fugir da cidade", "Convite à viagem" e "A vida silenciosa" - mostram os trabalhos de artistas que escaparam do ritmo acelerado de Paris para uma vida calma e reservada. Entre os artistas que buscaram a tranquilidade do campo como forma de inspiração estão Claude Monet, que se mudou para Argenteul, no interior da França, e depois para Giverny. Van Gogh decidiu seguir para Arles, com a finalidade de formar uma colônia de artistas; Gauguin e Émile Bernard foram viver na Bretanha; e Cezanne voltou a Aix-en-Provence para redescobrir a luz. Já um grupo de artistas do movimento Nabi (palavra que significa "profeta", em hebraico e árabe) escolheu privilegiar o universo interior, delicado à leitura, à música e à vida em família.

"Mulher com poá preto" de Henri de Toulouse Lautrec

A Família Dubourg 1878 de Henri Fantin-Latour

Quem mora aqui ou estiver passeando pela cidade, não percam essa oportunidade. Eu amo esse tipo de arte e fiquei até com vontade de fazer alguns posts dos meu pintores impressionistas preferidos. Nessa minha visita fiquei encantada por todas as obras, mas um em especial, foi Henri Fantin. Impressionante essa obra que ilustrei para vocês. Só estando na frente desse quadro pra sentir tamanha realidade, vc tem a impressão de estar de frente com essa família, que eles estão alí de carne e osso. Me arrepio só de lembrar, impressionante. E um detalhe, você pode estar em qualquer lugar da sala, as mulheres estarão com os olhares fixados em você. Gente, vale muito a pena, não só por essa, mas por todas as obras. Eu vou de novo!

Datas: 4 de agosto a 7 de outubro de 2012
Horários: Terça a domingo, das 10h às 22h
Preços: Gratuito
Local: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - Centro Cultural Banco do Brasil



Publicado por DraftCraft app

10 comentários:

  1. Que lindo Alessandra! Bom seria se essa exposição viesse aqui pro sul...
    bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha !
    Uma pena eu morar tão longe.
    Bj !

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, vale muito a pena visitar essas exposições e ser inebriada pela beleza das obras. O museu nacional em Londres é fantásticooooooo fiquei louca a primeira vez que fui lá. Tb gostei muito do museu JK em Brasília, conta toda a história da construção da capital do nosso país e tem vestidos da esposa do JK e até carros! Super interessante. Outro museu legal é o de João Pessoa, em frente ao mar, em um dos pontos mais lindos da cidade.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ale, que ótima dica! eu adoro esses passeios culturais...
    muito lindas essas imagens, eu tbm não conheço Paris, mas imagino tudo muito chique, muito lindo, coisas centenárias... adooro!!

    Bjks pra vc!

    www.maniadeinventar.com

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga! Voltando aos poucos! Meu filho está melhor graças a Deus! Obrigada por nos incluir em suas orações! Eu é que fiquei "bichada" depois dele. Peguei uma gripe daquelas rsrsrs mas já estou melhor. Só o nariz que ainda está entupido rsrsrs. Hoje vou bater perna no meu lugar favorito de Sampa: Liberdade. Já vou começar as comemorações ao meu niver que é na segunda dia 20 \o/ Quero gastar e comer como pedreiro no restaurante japonês que eu gosto.
    Que obras impressionantes mesmo! O último quadro parece uma fotografia de tão real!!! Eu curto muito o Impressionismo e meus preferidos são Monet, Manet e Degas. Também amoo o renascentismo!
    Vou me programar para ir a exposição e está convidada a voltar comigo!!

    Beijão !!!

    ResponderExcluir
  6. That is really attentiοn-grabbing, You агe
    an еxcеssіvely profesѕiοnal
    blogger. Ι've joined your feed and sit up for in the hunt for extra of your magnificent post. Additionally, I have shared your web site in my social networks

    Here is my web-site: chatroulette
    Also see my web site: chatroulette

    ResponderExcluir
  7. Ӏ аm not suгe whеre you're getting your info, but good topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for excellent information I was looking for this information for my mission.

    Also visit my blog post - www.gitabali.com

    ResponderExcluir
  8. Wοw that waѕ unuѕual. ӏ just wrotе аn еxtremelу lοng comment but aftеr I
    clicked submit my сomment dіdn't appear. Grrrr... well I'm not
    wгіting all that over again. Anywayѕ, just
    ωanted to sаy eхcellent blog!

    My blog poѕt cellulite

    ResponderExcluir
  9. It's a shame you don't have a donatе buttοn!

    I'd without a doubt donate to this fantastic blog! I guess for now i'll settle for boοkmaгking аnd adding your RSЅ fеeԁ
    to my Google аccount. I look foгward to branԁ new updаtes anԁ
    wіll ѕhаre this blog with my Facеboοκ group.

    Chаt sοon!

    Аlso visit my blog рost: yogurt for treating Acne

    ResponderExcluir
  10. This is really attеntion-grаbbing, You're an overly professional blogger. I've joined your fеeԁ and loοk forωard to in the hunt for more оf your great
    pοѕt. Adԁіtiοnallу, Ι have ѕhareԁ
    your sіte in my social netwοгks

    my homepаgе bodybuilding programs

    ResponderExcluir

Ser fina é deixar sua opinião para Serafina.
Obrigada por sua atenção.